Sunday, March 01, 2009

A vida é maravilhosa!


Era um dia como outro qualquer. Um natal sem tanta cor, sem papai noel, sem tanto significado.
De repente, uma realidade nova. Uma visão de batalhas silenciosas. Uma dor tão concreta que lesava os olhos do coração. Crianças. Olhares. Dor. Doença.
Surpreendi-me com tantas crianças doentes, com tantas mães afetadas pelas mesmas dores dos filhos.
Maternagem. Carinho. Um cuidado que nunca termina. Nem depois que não existe mais quem é cuidado.
Um lindo presente de Natal. Um presente nunca percebido antes. Conhecer aquelas crianças. Conhecer você, Milena!
Parece hoje, aquele longínquo dezembro em que te vi pela primeira vez.
Vc estava tão linda, e a fragilidade do seu corpo não era compatível com o brilho do castanho dos seus olhos. Um castanho claro, forte, que olhava com uma análise profunda de tudo o que vc via. Era sua alma vencendo o corpo. Era o espírito sobrepairando toda a dor de sua existência tão curta, mas tão intensa e marcante.
Era a batalha entre o tempo cronológico e o tempo subjetivo. Entre amar e ser amado, entre deixar e ser deixado. Entre viver e mostrar que se vive com toda a força que isso traz.
Confesso que a sua nobreza me humilhou no sentido mais bonito. Vc me trouxe o verdadeiro sentido de que a vida é mesmo maravilhosa, mesmo com seus purgatórios de dor e decepção, mesmo com seus paraísos de paz e felicidade. Vc me trouxe o paradoxo. Vc me trouxe a minha fraqueza, e a de todos que puderam acompanhar você. Você, mais forte em sua fraqueza do que tantas fortalezas que já conheci. Você, na fortaleza da sua vida, que era mais frágil do que tantas realidades que já conheci. Você em sua dor me falando de felicidade. Você em sua felicidade falando de minha dor. E a dor de perder você, lentamente, impactando os que te amaram!E, meu Deus, como foi táo fácil amar você. E como é tão difícil amar você assim tão longe de um abraço. Você era tão viva que ninguém acreditava que você partia aos poucos. Para os que te amavam, uma realidade insuportável.
Você me ensinou que perder aos poucos é um grande desafio. Perder o dia seguinte. Perder o sorriso de uma data especial. Perder um olhar que não mais voltará. Perder o que se ama e que precisa ser perdido. Perder a pessoa e assumir o significado durante o resto da vida. Levar a pessoa, por dentro, para sempre ...
Você deixou muita saudade, mas mais do que isso, você pôde modificar com o seu exemplo, muitos corações desatentos ... porque você viveu como quem sabia tudo do que era sofrer, mas em nenhum momento não quis mais viver ...porque para você, em quaquer lugar, a vida será sempre MARAVILHOSA!