Thursday, December 13, 2007

História e Desamor



O peso da história
O humano comete abusos contra os animais desde os primórdios da humanidade e o sofrimento animal é a conseqüência de milênios de atitudes discriminatórias. No mundo ocidental, em particular, os animais não humanos são tradicionalmente vistos como coisas aserem exploradas, frente à maior indiferença em relação a seus interesses.

Esta atitude se tornou corriqueira pelo menos depois que Aristóteles afirma que os animais foram feitos para que os usássemos, e, em seguida, foi apoiado por uma perspectiva religiosa fundamentalmente centralizada no homem. Esta culmina, no século XVII, na doutrina de Descartes, segundo a qual os animais são apenas autômatos, incapazes de pensar e de sentir dor.

E apenas no século passado apareceram os primeiros sinais de um movimento político a favor dos animais. Mas a história da defesa animal mostra até que ponto este protesto nem ousa levar realmente a sério os interesses dos animais, conservando-se essencialmente sentimentalista.

Apenas em 1975 foi lançado um ataque sistemático e inteligível contra os fundamentos da exploração dos animais não humanos, com o aparecimento do livro «Animal Liberation» de Peter Singer, que teve uma grande repercussão e suscitou num debate imediato, apoiando a tese revolucionária que somente uma forma de descriminação arbitrária nos permitiu, até nossos dias, não amplificarmos o princípio de igualdade dos humanos aos outros animais.

A dor...


Não se iludam pensando que a dor dos animais é diferente da sua.Dor é dor,em qualquer espécie,em qualquer lugar do mundo.Porque é sentida,é sofrida,é vida em padecimento.Se somos humanos,porque tamanha insensibilidade diante da dor dos animais?Talvez nos sintamos superiores,mas em sentido de amor ,deixamos tanto a desejar...
Se você pudesse sentir o stress emocional que um bicho sofre na hora da sua morte,pensaria duas vezes antes de comer uma picanha,uma carne...ela vem da morte,da dor,de alguém que não pôde se defender.É uma vítima do mundo,das pessoas.
Geralmente as pessoas se comovem muito com o assassinato de pessoas,mas os animais são assassinados todos os dias,e poucos parecem se mobilizar...
Enquanto eu viver,lutarei pela causa da libertação animal.Acho tão simplista quando as pessoas vem argumentar que é assim mesmo,eles foram feitos pra isso,quem disse?Ou será um simples capricho de racionalização do poderoso homem?
Homem primitivo,insensível,talvez no futuro, - humano,porque já conheci animais mais humanos que pessoas...
É isso,minha luta continua...

Sunday, December 09, 2007

ORAÇÃO DOS ANIMAIS

Meu São Francisco de Assis
Protetor dos animais
Olhai por nós que rogamos
Vossa bênção e muita paz.



Olhai os abandonados
Sofrendo agruras nas ruas
E os que puxam carroças
Açoitados nas ancas nuas.



Pelos pobres passarinhos
Que não podem mais voar
Presos em rudes gaiolas
Só porque sabem cantar.



E as cobaias de laboratório
Que sofrem dores atrozes
Em experiências terríveis
Que lhes impõem seus algozes.



Pelos que são abatidos
Em matadouros insanos
Para servir de alimento
Aos que se dizem humanos



Olhai os que são perseguidos
Sem piedade nas florestas
Só por causa da ambição
Dessas caçadas funestas.



Pelos animais de circo
Que não têm mais liberdade
Presos em jaulas minúsculas
À mercê de crueldade.



Olhai os bois de rodeio
E os sangrados nas touradas
Barbárie e crimes impostos
Por pessoas desalmadas.



Pelos que têm de lutar
Até a morte nas rinhas
Quando o Homem faz apostas
Em transações tão mesquinhas.



Olhai para os que são mortos
Nos macabros rituais
Em altares religiosos
Que usam sangue de animais.



Meu bondoso protetor
Oro a vós por meus irmãos
Para que sua dor e tristeza
Não sejam sofrimentos vãos